terça-feira, 20 de outubro de 2009

Abertura e o fim da ditadura militar

A abertura política se iniciou de forma fragil.
Com isso Ernesto Geisel assumiu ao poder,dando sinais através de declarações e discursos que iniciaria a abertura política devagar, de forma segura e gradual.

A pressão da economia:

Vendo que não havia mais saída sem crise, os militares liderados por Geisel, resolveram iniciar uma abertura política institucional “lenta, gradual e segura”, segundo suas próprias palavras.
O Pacote de Abril é baixado por Geisel em um movimento aparentemente contraditório com a abertura política defendida por ele.
Em função da pressão internacional e do crescimento da oposição da maioria da população brasileira, os militares não vêem outra saída senão terminar com a censura prévia a publicações e espetáculos. Os Atos Institucionais que forçaram a imposição militar sobre a Nação são revogados. A oposição começa a ganhar força nas eleições, acelerando a abertura política.

Governo Figueiredo:

Em 15 de março de 1979, Figueiredo, o último dos generais no poder, assume a Presidência da República (1979-1985). Assumiu jurando fazer do Brasil uma democracia.
Figueiredo ficou famoso por sua dita frase , ao ser questionado sobre a abertura política: "É pra abrir mesmo. Quem não quiser que abra, eu prendo e arrebento!"
Em 28 de agosto de 1979 é sancionada a lei 6683, que concede Anistia aos cassados pelo regime militar.

O terrorismo de direita no regime militar:

No campo ideológico, terroristas de direita que não queriam o fim do regime militar, de janeiro a agosto de 1980, começaram a explodir bombas em todo o país. Com isso houve varias mortes,bancas de jornal começaram a ser explodidas, shows populares começaram a sofrer ameaças de atentados.

A anistia:

A anistia proporcionada pelo general Figueiredo desagradou a ultradireita (capitalistas), que reagiu com mais violência ainda. Queria que somente os torturadores e terroristas de direita fossem beneficiados, os terroristas de esquerda e os banidos pelo regime militar, deveriam ser excluídos da abrangência da lei.



Fonte:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/abertura-politica/abertura-politica-1.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário